Recuperação de uma cirurgia plástica

Respostas às principais dúvidas acerca da recuperação de uma cirurgia plástica.

Como tolerar a dor do pós-operatório?

A dor do pós-operatório, para além de variar de acordo com o procedimento efetuado, varia também de pessoa para pessoa. Cada paciente tem um tipo de tolerância à dor diferente. Enquanto alguns pacientes podem descrever a dor do pós-operatório de uma cirurgia plástica como algo bastante severo, outros poderão descrever essa dor como algo apenas desconfortável. Porém, os medicamentos de controlo da dor apropriados para a condição pós-operatório são sempre receitados de acordo com a tolerância à dor de cada paciente. A cirurgia estética facial é das menos desconfortáveis em termos de dor, a lipoaspiração é mais desconfortável e as operações plásticas que requerem um aperto dos músculos, como a abdominoplastia ou mamoplastia, têm um desconforto semelhante ao desconforto de uma cesariana.

Quanto tempo demora a recuperação de uma cirurgia plástica?

Também o tempo de recuperação de uma cirurgia plástica varia de acordo com o tipo de cirurgia e da pessoa operada. Na maioria das cirurgias é necessário um ou dois dias de internamento, porém em alguns procedimentos, serão necessários mais dias de internamento. De qualquer forma, será necessário pedir alguma ajuda, mesmo que esteja a recuperar em casa, pois existem certos movimentos que podem estar comprometidos durante alguns dias. 

Uma cirurgia às palpebras poderá significar que no segundo dia da cirurgia já conseguirá, com óculos escuros, ir até ao café, e provavelmente passados 6 dias já poderá voltar ao trabalho normalmente - porém nesta altura ainda se recomenda o uso de maquilhagem. Uma operação plástica facelift, pode significar que no segundo dia pós-operação já se começará a sentir confortável, e apenas terá de estar em casa cerca de 6 a 7 dias a mais. Porém, recomenda-se cerca de 15 dias antes de ir trabalhar e de parecer em público.

Uma mamoplastia significa que por volta do segundo dia já esteja com capacidade de movimentos suficientes para não necessitar de ajuda nas coisas básicas. Poderá voltar a trabalhar cerca de 6 dias depois da operação, desde que a sua profissão não implique levantamento de pesos superiores a 5 kg.

Numa lipoaspiração é também por volta do segundo dia que já se consegue estar num estado de independência, e ainda menos, caso seja apenas uma pequena lipoaspiração. Para voltar às atividades regulares apenas necessitará cerca de 6 dias.

Uma abdominoplastia significa que vai ficar de repouso, e dependente de outros, pelo menos 2 a 4 dias. A recuperação deste tipo de cirurgia é semelhante a uma cesariana, portanto a recuperação é idêntica. Antes de voltar a trabalhar demorará pelo menos 10 dias.

Quando voltar a praticar exercício físico depois de uma cirurgia plástica?

Se o exercício físico for apenas um pequeno passeio, em muitos casos poderá significar que pelo segundo ou terceiro dia já o poderá fazer. Todavia se falarmos em relação a exercícios aeróbicos mais vigorosos, deverá esperar no mínimo, pelo menos 2 semanas. O exercício mais vigoroso nas 2 primeiras semanas seguidas a uma cirurgia pode significar sangramento, inchaço e uma maior dificuldade na recuperação. Usualmente um mês depois de uma cirurgia plástica já poderá fazer exercício mais vigoroso.

A sua votação: 
0
Sem votos